Em termos macro, um Processo de Lições Aprendidas inicia-se com o registo de uma Observação, a partir da qual se desenvolve o processo de análise para determinação da validade da mesma, composta pelas etapas de Observação, Discussão, Conclusões e Recomendações (designação abreviada de ficha ODCR). Através deste processo de análise, as observações maturadas (validadas), dão origem ao desenvolvimento de propostas de ações corretivas ou de replicação e boas práticas (Recomendações), que no conjunto constituem as Lições Identificadas dessa observação, submetidas à Subcomissão Nacional de Lições Aprendidas (SNLA) para deliberação. A aprovação das ações corretivas, com as alterações decididas em sede da SNLA, e a definição dos procedimentos e dos prazos para a sua implementação, constituem o processo de transformação das Lições Identificadas em Lições Aprendidas, pela implementação dessas ações corretivas.
Esta ferramenta de registo foi aplicada pela primeira vez após análise da ocorrência do incêndio rural da Covilhã (incêndio da Serra da Estrela). Após deliberação e despacho na SNLA, os registos recolhidos relativos a este incêndio passaram a constar como Lições Identificadas, sendo que as ações corretivas recomendadas constam no Plano de Ação de Lições Identificadas constante no Relatório Síntese Lições Aprendidas, de 9 de janeiro de 2023.
Atualmente, já se encontra operacional a Plataforma de Lições Aprendidas, disponível para registo de Observações por todos os agentes do SGIFR.