SGIFR
Plataforma de Interoperabilidade
A Plataforma Interoperável do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (PLIS) surge como uma iniciativa crucial no âmbito do Plano Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais 20-30 (PNGIFR).
Esta plataforma representa um passo significativo na melhoria dos Sistemas de Informação e Comunicação do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR), procurando responder ao desafio da interligação de dados entre as diversas entidades públicas e privadas.
Assim, a PLIS é uma ferramenta valiosa para disseminar e compreender as atividades e processos relacionados com os incêndios rurais, promovendo uma visão global unificada do SGIFR. Todas as entidades que fazem parte do SGIFR têm acesso aos dados de natureza operacional e de caracterização do SGIFR, mediante especiais garantias de confidencialidade, incluindo a criação de perfis de acesso devidamente credenciados e o registo das operações realizadas na plataforma do SGIFR.
OBJETIVOS DA PLIS:
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UNIFICAR,
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FACILITAR E
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CAPACITAR.
A missão primordial da Plataforma Interoperável (PLIS) é potenciar a cooperação entre diversas entidades, sejam públicas ou privadas, envolvidas na gestão de incêndios rurais em Portugal continental. Através da integração de dados, a PLIS almeja cumprir os seguintes objetivos:
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Interligação de Dados: Unificar o acesso à informação proveniente de várias fontes, permitindo que estas entidades partilhem e acedam a dados relevantes de forma eficiente. Isto elimina redundâncias e facilita o acesso a informação atualizada.
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Apoio à Tomada de Decisões: Proporcionar um ambiente onde podem ser tomadas decisões baseadas em dados provenientes de diversas fontes, resultando em estratégias mais acertadas e eficazes para gerir incêndios rurais num quadro operacional comum (common operational picture).
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Facilitação da Comunicação: As entidades podem comunicar de forma eficaz entre si e também com os cidadãos. Isto promove a transparência, a colaboração e a disseminação de informação relevante para o público em geral.
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Acesso centralizado para atores externos ao SGIFR: Permitir à sociedade civil, nomeadamente investigadores, o acesso facilitado à informação pública disponível, bem como a agentes privados para permitir o desenvolvimento de novos produtos e serviços para a comunidade.
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Desenvolvimento Futuro: Além de satisfazer as necessidades atuais, a PLIS estabelece uma base para o desenvolvimento contínuo de sistemas de apoio à decisão, gestão e governança do SGIFR.
A PLIS representa, assim, o alicerce de um ecossistema aplicacional, o Sistema de Informação de Fogos Rurais (SIFOR), que será o culminar da integração de todos os sistemas de informação do SGIFR, com o intuito de partilhar informação relativa às diferentes fases da cadeia de processos. O SIFOR é um sistema modular e evolutivo, que integra a PLIS e a Plataforma de Monitorização do SGIFR, duas componentes que darão resposta às vertentes que preveem "compilar, processar e difundir informação técnica relevante de caracterização do SGIFR, suportando o processo de planeamento, previsão e apoio à decisão em fogos rurais, bem como as tarefas de monitorização das atividades, metas e indicadores do SGIFR”, de acordo com o Decreto-Lei n.º 82/2021, de 13 de outubro.
Sob o chapéu da PLIS surgem diversos módulos adicionais de suporte ao SGIFR, como o Portal Público, o GeoSIFOR, a Plataforma de Lições Aprendidas e outras que serão, no curto prazo, adicionadas.
O diagrama seguinte apresenta o posicionamento do SIFOR, enquanto componente informática do SGIFR, e a Plataforma Interoperável (PLIS) enquanto elemento que assegura a integração dos diferentes sistemas de informação, utilizando mecanismos de segurança e autenticação entre os servidores de origem e os utilizadores finais.