Os Teatros ao Ar Livre inserem-se no projeto “Não brinques com o Fogo”, lançado em 2020, fruto da parceria entre a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF) e o Ministério da Cultura, e têm como objetivo sensibilizar as populações e mobilizar as pessoas para a mudança de comportamentos relativos ao uso do fogo.
Está nas mãos de todos contribuirmos para um Portugal protegido de incêndios rurais graves e com os Teatros ao Ar Livre entramos todos em cena. O projeto “Não Brinques com o Fogo” insere-se também nas múltiplas iniciativas que a campanha "Portugal Chama. Por Si. Por Todos." tem vindo a desenvolver, recolhendo com unanimidade o apoio de cidadãos, municípios e entidades públicas e privadas.
Peças produzidas no âmbito do projeto:
"Sob a Terra" | Leirena Teatro – Companhia de Teatro de Leiria

Sinopse: “Sob a Terra” é a história de uma aldeia e das suas gentes contada em três capítulos. Absurdamente donos do seu nariz, estas figuras só se preocupam com o que é seu. Quebrar rotinas e comportamentos de risco é uma ilusão nesta aldeia. A irresponsabilidade e a ignorância impera, mesmo quando há quem procura chamar a atenção face ao perigo. Aqui, nada é natural, só o comportamento é que é naturalmente absurdo. No final, só se espera que nada voltará a ser igual porque a culpa, não morre solteira.
Este é um espetáculo com encenação de Frédéric da Cruz P., música ao vivo pela artista Surma e com projeção de desenho digital em tempo real pelo artista Nuno Viegas.
“Terra Queimada” | Companhia de Teatro – Astro Fingido – Associação Cultural

Sinopse: Todos os anos revivemos o flagelo dos fogos florestais. Um flagelo que atinge a natureza, bens materiais e vidas humanas. Todos os anos queremos acreditar que no próximo ano será diferente, que no próximo ano será melhor. “Terra Queimada” é um espetáculo de teatro, formas animadas, música e dança que partilha as histórias de gente que viveu a tragédia do fogo.
“O Homem do Fogo” | Arca – Associação Recreativa e Cultural do Algarve

Sinopse: “O Homem do Fogo” é um espetáculo multidisciplinar que recorre à animação com areia, música e palavra para transmitir uma mensagem de prevenção e cuidado para com as pessoas e as florestas. Criado a partir de um conto tradicional chinês, esta história transporta-nos para o princípio dos tempos, quando o tempo ainda não era tempo, quando o Homem foi criado e o fogo foi descoberto.