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Plataforma de Lições Aprendidas

Imagem representativa da Plataforma de Lições Aprendidas do SGIFR

 

A SubComissão Nacional de Lições Aprendidas (SNLA) tem como principal objetivo ser um fórum no qual as principais lideranças do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais possam deliberar sobre propostas em matéria de Lições Aprendidas e possui um Grupo de Trabalho Permanente de Lições Aprendidas (GTP_LA), constituído pelos representantes da Capacidade de Lições Aprendidas em cada uma das entidades representadas na SNLA, sendo responsáveis pelo desenvolvimento dessa capacidade nas suas entidades de origem e das tarefas atribuídas pela SNLA.

A metodologia escolhida para a implementação da Capacidade Lições Aprendidas no SGIFR, foi a desenvolvida no âmbito da NATO, já usada pelas Forças Armadas de vários países, incluindo pelo Exército Português, e adaptada para a identificação de oportunidades de melhoria no SGIFR, atendendo à sua complexidade.

As decisões no âmbito do SGIFR deverão incorporar as lições aprendidas em situações replicáveis registadas e analisadas anteriormente, replicando boas práticas que tenham sido identificadas, adotando melhorias identificadas, tentando sempre maximizar os resultados, sem qualquer objetivo de identificação de erros ou de culpados. A análise de cada ação foca-se na situação e não nos atores, tendo como principal objetivo, aprender com a experiência e retirar ensinamentos para a ação seguinte. Este sistema permitirá aplicar ao Sistema um processo de melhoria contínua, com identificação de boas práticas e resolução de fragilidades pelo registo, divulgação e adoção dos melhores procedimentos.

Todo o processo de Lições Aprendidas é suportado por um sistema de informação, designado "Plataforma de Lições Aprendidas", comum a todas as entidades do SGIFR. 

 

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