imagem banner
SubComissão Nacional de Comunicação

A Subcomissão Nacional de Comunicação, aprovada a 22 de abril de 2022, é um órgão colegial de natureza deliberativa responsável pela governança da área de comunicação do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR) ao nível nacional. O seu propósito é definir e coordenar estratégias de comunicação, sensibilização e divulgação relacionadas com a gestão integrada de fogos rurais.

Fazem parte desta equipa de trabalho as principais entidades do SGIFR, tais como a AGIFANEPC, GNR, ICNF, entre outras que podem contribuir dentro das suas próprias competências.

Esta Subcomissão tem como principal objetivo gerir de forma concertada e articulada os vários projetos na área da comunicação e sensibilização inscritos no Programa Nacional de Ação:

  • 3.1.1.2 - Apoio à população na realização de queimas e queimadas;
  • 3.2.1.1 - Comunicação integrada para o risco;
  • 3.2.1.2 - Comunicação especializada de proximidade;
  • 3.2.1.3 - Comunicação das entidades em contexto de emergência;
  • 3.2.1.4 - Formação dos órgãos de comunicação social para a comunicação do risco;
  • 3.2.2.1 - Práticas pedagógicas nos ensinos básico e secundário para o risco;
  • 4.4.1.5 - Projeto IGnacia – Promoção da Igualdade de Género no âmbito do SGIFR.

A constituição desta Subcomissão reflete a importância de serem trabalhados os temas relacionados com a comunicação transversal e em particular com a sensibilização da população em relação aos incêndios rurais. Estes projetos do PNA desempenham um papel fundamental apelando a uma maior consciencialização dos cidadãos para a temática dos incêndios e a redução de comportamentos de risco, objetivos alinhados com uma das orientações estratégicas do Plano Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais 20-30 (PNGIFR) – Modificar Comportamentos. Ao alinhar diferentes entidades, definir estratégias integradas e promover ações de sensibilização, a Subcomissão procura catalisar a mudança de comportamentos como uma resposta eficaz para a diminuição do número de ignições, conhecimento de medidas de autoproteção e aumento de boas práticas.