Cartografia de Regimes de Fogo à Escala da Freguesia (1980-2017)

22 jul 2024

Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais, I.P.

Cartografia de Regimes de Fogo à Escala da Freguesia (1980-2017)

Sumário: Apresenta-se neste documento o estudo intitulado "Cartografia de Regimes de Fogo à Escala da Freguesia (1980-2017)", cujo objetivo é analisar, num período de quase 40 anos, os fogos rurais que ocorreram em Portugal Continental, agrupando os seus diversos padrões de ocorrência no espaço e no tempo.

O relatório descreve um exercício de análise quantitativa de dados georreferenciados e privilegia as sínteses de informação sob a forma de mapas, que facilitam a compreensão da distribuição espacial dos diferentes regimes de fogo definidos. A descrição detalhada das variáveis utilizadas permite perceber como se obtiveram as propostas de cartografias de regime de fogo apresentadas.

Identificaram-se nove regimes de fogo em Portugal Continental e após a análise da associação entre esses regimes e variáveis antecedentes relativas a ocupação do solo, bioclima e demografia, sugeriram a sua agregação em quatro macrorregimes, onde predominam, respetivamente, as queimadas de pastorícia, pequenos fogos periurbanos, incêndios florestais e queimadas agrícolas.

Apresentação do Estudo: Regimes de Fogo em Portugal Continental

Download Anexo

Categoria: Estudo

Tema: Planeamento

Idioma: Português

Tags: regimes de fogo, áreas ardidas, frequência, tamanho, sazonalidade, intensidade, padrões, comportamento

Autores: José Miguel Cardoso Pereira, Pedro Cristiano Silva, Inês Melo, Duarte Oom, Giuseppe Baldassarre, Mário Gonzalez Pereira

Cartografia de Regimes de Fogo à Escala da Freguesia (1980-2017)