O Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, explicitou várias medidas aprovadas para melhorar o desempenho funcional destas equipas de entidades autárquicas.
No Pavilhão Municipal de Tondela, o ICNF comemorou os 25 anos do Programa Sapadores Florestais, com uma ação de capacitação envolvendo mais de mil Sapadores Florestais de todo o país. O encontro serviu ainda para homenagear todos estes profissionais, em especial aqueles que integram o programa desde o seu início.Na sua intervenção, o Primeiro-Ministro Luís Montenegro explicitou várias medidas aprovadas para melhorar o desempenho funcional destas equipas de entidades autárquicas. Podem destacar-se o aumento do apoio anual de 55 para 61,6 mil euros, retroativo a janeiro de 2024 a majoração do apoio a Entidades Intermunicipais, com brigadas que prestem só serviço público; o reforço adicional – máximo de 6,6 mil euros – para entidades com serviços públicos adicionais, a garantia de financiamento plurianual.
Nuno Sequeira, vogal do Concelho Diretivo do ICNF, demonstrara em sessão anterior, com valores concretos, a importância do programa e dos seus agentes. Mais em concreto, cerca de 15% da redução de carga combustível alcançada no Continente tem sido garantida por sapadores florestais no programa.
Além disso, acima de 50% da manutenção dos pontos de água existentes tem sido assegurada por estes profissionais. E acresce o importante contributo para a coesão territorial: os 2100 operacionais, organizados em 415 equipas espalhadas pelo país, criam uma dinâmica de povoamento do território com pessoas capacitadas, que também combate a desertificação humana do país.