Traditional Fire Training Exchange
IBERIAN TREX Viseu Dão Lafões 2026 - Traditional Fire Training ExchangeDe 16 a 23 de janeiro, 2026
Viseu Dão Lafões, Portugal
- Desenvolver um modelo prático para implementar o uso do fogo como mais um elemento natural nos ecossistemas e empregá-lo como ferramenta de gestão dos combustíveis florestais e do risco de incêndio no território;
- Apoiar a visão do uso do fogo como ferramenta de gestão desde o ponto de vista multidisciplinar, técnico e de aplicação real no território, além da sua utilização desde o Sistema de Comando Organizado (ICS).
Objetivos específicos
- Conhecer e identificar as técnicas utilizadas no uso do fogo pelas comunidades rurais de montanha do território Viseu Dão Lafões, assim como as suas necessidades e objetivos para a renovação das pastagens, atividade cinegética e de proteção aos incêndios florestais;
- Ampliar os conhecimentos dos técnicos e profissionais no uso do fogo como ferramenta de gestão do território em ações de conservação da natureza, prevenção e extinção de incêndios;
- Ampliar os conhecimentos dos profissionais de diferentes origens e formação, em conceitos básicos de segurança, comportamento e uso do fogo, planificação e execução de queimas controladas e ecologia dos ecossistemas onde se desenvolve a ação;
- Intercâmbio de experiências e de conhecimentos em diferentes âmbitos em que o fogo faz parte;
- Estudo dos impactos do uso do fogo prescrito e os custos reais de diferentes tipos de modelos e técnicas de queima.
Grupo alvo
Técnicos, investigadores, combatentes das diversas unidades (bombeiros voluntários, bombeiros profissionais, sapadores florestais, elementos do UEPS-GNR, elementos da Força Especial de Proteção Civil, AFOCELCA, etc.), assim como técnicos e operacionais oriundos de outros países com experiência em queimas prescritas e na extinção de incêndios florestais.
Descrição
Na medida do possível, todos os participantes terão a oportunidade de assumir diferentes posições, missões e responsabilidades durante as queimas prescritas no território de Viseu Dão Lafões.
Estas, incluem a ignição e o controlo na linha de fogo. Poderão igualmente completar a monitorização prévia e posterior da queima, inspeção e preparação de linhas de controlo, prática nos uso instrumentos (ferramentas manuais, instrumentos meteorológicos, motobombas, etc.) e também assumir funções de liderança na queima. As ações de queima prescrita terão lugar nos diversos municípios de Viseu Dão Lafões, em diversos complexos de combustível florestal e a diversas altitudes (entre 200 e 1000 metros), com temperaturas entre 7 e 15 °C.
Durante este intercâmbio e treino serão realizadas visitas técnicas a determinadas áreas percorridas por incêndios no território e onde assistiremos a análises e opiniões de investigadores, gestores florestais e de técnicos em incêndios florestais sobre a evolução e impacto.
Para além disto, durante o TREX os participantes terão a oportunidade de expor uma apresentação, não superior a 5 minutos, relacionada com incêndios florestais, queimas prescritas, investigação, gestão de recursos florestais e outras experiências no contexto do uso do fogo e dos incêndios. Finalmente, os participantes também terão a oportunidade de interagir com alguns meios de comunicação locais através de entrevistas no campo.
Campo-Base
Albergue Marista de São Macário (Macieira, 3660 - São Pedro do Sul), Viseu Dão Lafões/Portugal (https://maps.app.goo.gl/XjXvHRXipsH5RmZk8)
Coordenadas: 40.868361, -8.066278
Processo de Inscrição
1ª Fase: Pré-Inscrição/Candidatura para participar no TREX;
2ª Fase: Uma vez aceite a Pré-Inscrição e aprovada a participação do candidato, este tem 5 dias para proceder ao pagamento dos custos com a alimentação, alojamento, seguros e aluguer de equipamento.
A data limite de inscrição é:
1ª Fase: Pré-Inscrição: até 30 de novembro de 2025;
2ª Fase: Inscrição e Pagamento: 1 a 12 de dezembro de 2025.
As vagas existentes para participação são de 30 participantes e a seleção será realizada tendo em conta a heterogeneidade geográfica e/ou regional e a diversidade das unidades de utilização do fogo controlado e/ou unidades de extinção de incêndios florestais dos participantes.
Para mais informação, visite o site https://trex.cimvdl.pt ou contacte através do email: iberiantrex@cimvdl.pt
