196633
Exército mobiliza Destacamento de Engenharia e Pelotão de Rescaldo e Vigilância

16 set 2024

Região de Cinfães e Fundão

Exército mobiliza um Destacamento de Engenharia para a região de Cinfães e um Pelotão de Rescaldo e Vigilância para a Região do Fundão, assegurando também o apoio em alojamento e alimentação a equipas de bombeiros.

O Destacamento de Engenharia, com a sua máquina de rasto, tem a missão de eliminar material combustível existente nas zonas de incêndio e, em simultâneo, criar e ampliar faixas de contenção (aceiros ou arrifes) que possibilitem o acesso a vários tipos de viaturas e equipamentos destinados ao combate dos fogos.

O Pelotão de Rescaldo, Vigilância e Deteção Ativa Pós-Incêndio, na área de intervenção que lhe foi atribuída, tem a missão de eliminar toda a combustão viva e isolar o material que permaneça em combustão lenta, permitindo a consolidação do trabalho de extinção executado pelos bombeiros.

Este tipo de apoios, no âmbito do Plano de Apoio Militar de Emergência do Exército, em resposta às solicitações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, permitem uma maior eficiência ao trabalho desenvolvido pelos bombeiros, assim como o seu descanso após longas horas de combate ou a sua deslocalização para outros teatros de operações, onde a sua ação é fundamental.

O Exército disponibilizou, ainda, alojamento e alimentação a 62 operacionais das equipas de bombeiros preposicionadas para fazer face à situação de alerta, que entretanto foi prolongada por mais dois dias, até ao final do dia da próxima 5.ª feira.

Mais informações