Projeto "O Teatro Chama" está de regresso
Amanhã, dia 4 de novembro, às 14h30, no Salão de Festas de Loulé, será apresentado o espetáculo “Sob a Terra”, criado pela companhia Leirena Teatro, no âmbito do programa “O Teatro Chama”. A entrada é livre.
Este espetáculo de intervenção - que convoca teatro, música ao vivo (pela artista Surma) e desenho digital em tempo real (por Nuno Viegas) - propõe-se a suscitar a reflexão sobre a relação entre o fogo, o território e as comunidades: «Absurdamente donos do seu nariz, estas figuras só se preocupam com o que é seu…». Através de uma narrativa simbólica e real, “Sob a Terra” questiona rotinas e responsabilidade coletiva no contexto dos incêndios rurais.
O projeto “O Teatro Chama”, fruto da colaboração entre o Ministério da Cultura e a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF), assenta na convicção de que a arte e a cultura podem ser instrumentos eficazes de sensibilização para a mudança de comportamentos no uso do fogo e para a valorização e proteção do território rural.
Neste âmbito, as peças produzidas - “Sob a Terra” do Leirena Teatro, “Terra Queimada” da companhia Astro Fingido e “O Homem do Fogo” da ARCA - têm sido apresentadas em territórios com maior número de ignições e em diferentes contextos territoriais, com acesso gratuito para o público.
A realização deste tipo de iniciativas integra-se nas estratégias de prevenção e sensibilização preconizadas no Plano Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais 20-30 (PNGIFR) e complementa a campanha institucional “Portugal Chama. Por Si. Por Todos.”.
Convida-se toda a comunidade de Loulé e concelhos vizinhos a marcar presença nesta sessão que alia cultura e consciencialização para uma causa que nos diz a todos: a prevenção dos incêndios rurais.
