196633
200 profissionais empenhados nos trabalhos de estabilização de emergência

20 jan 2025

Operações envolveram, entre outros, o tratamento de encostas com cordões em curvas de nível, o corte de material lenhoso ardido e sementeira de azevém.

Acompanhado por vários elementos do Conselho Diretivo do ICNF, o Secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira, visitou vários locais de operações de estabilização de emergência – na sequência dos incêndios que assolaram a região centro e norte em setembro de 2024. Cerca de 200 profissionais estiveram empenhadas nesses trabalhos de recuperação das áreas ardidas. 

A comitiva visitou várias localidades onde as equipas do ICNFa geriram os trabalhos juntamente com os gabinetes técnicos florestais dos municípios:  a União de Freguesias (UF) S. Martinho das Moitas e Covas do Rio Freguesia Sul, Nelas, Gondiães e Vilar de Cunhas.

Após os incêndios, logo que foi possível realizaram-se trabalhos de tratamento de encostas com implementação de cordões em curvas de nível; corte de material lenhoso ardido; construção de barreiras nas linhas de água; limpeza / desobstrução de canais de drenagem e linhas de água; criação de linhas ao nível da curva de nível;  sementeira de azevém; construção de barreiras em linhas de água.


Estiveram empenhados profissionais Sapadores Florestais, doo Corpo Nacional de Agentes Florestais, da Brigada de Sapadores Florestais (SP) da CIM Viseu e Dão Lafões, da Força Sapadores Bombeiros Florestais, da Força Especial de Proteção Civil da ANEPC, da Brigada de Sapadores Florestais do Ave.