Operações envolveram, entre outros, o tratamento de encostas com cordões em curvas de nível, o corte de material lenhoso ardido e sementeira de azevém.
Acompanhado por vários elementos do Conselho Diretivo do ICNF, o Secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira, visitou vários locais de operações de estabilização de emergência – na sequência dos incêndios que assolaram a região centro e norte em setembro de 2024. Cerca de 200 profissionais estiveram empenhadas nesses trabalhos de recuperação das áreas ardidas.A comitiva visitou várias localidades onde as equipas do ICNFa geriram os trabalhos juntamente com os gabinetes técnicos florestais dos municípios: a União de Freguesias (UF) S. Martinho das Moitas e Covas do Rio Freguesia Sul, Nelas, Gondiães e Vilar de Cunhas.
Após os incêndios, logo que foi possível realizaram-se trabalhos de tratamento de encostas com implementação de cordões em curvas de nível; corte de material lenhoso ardido; construção de barreiras nas linhas de água; limpeza / desobstrução de canais de drenagem e linhas de água; criação de linhas ao nível da curva de nível; sementeira de azevém; construção de barreiras em linhas de água.
Estiveram empenhados profissionais Sapadores Florestais, doo Corpo Nacional de Agentes Florestais, da Brigada de Sapadores Florestais (SP) da CIM Viseu e Dão Lafões, da Força Sapadores Bombeiros Florestais, da Força Especial de Proteção Civil da ANEPC, da Brigada de Sapadores Florestais do Ave.