Em cena este domingo em Mirandela
A aposta na cultura, a médio e longo prazo, faz também parte da fórmula para uma mudança consistente dos comportamentos das populações. Assim, a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF) volta a desafiar as artes como meio de sensibilização para a prevenção de incêndios rurais, no âmbito do projeto “Não Brinques com o Fogo”. Esta iniciativa procura envolver as populações através de criações artísticas que despertem a reflexão e contribuam para alterar comportamentos de risco associados ao uso do fogo.
No âmbito deste projeto, será apresentado no próximo domingo, no Centro Cultural de Mirandela, o espetáculo “Terra Queimada”, da companhia Astro Fingido - uma criação que combina teatro, formas animadas, música e dança para alertar para os riscos de incêndio rural.
A peça conta quatro histórias de personagens apanhadas em situações de incêndio: Nandinha, a costureira; Arlete Mónica, a emigrante; e J.J., o das queimadas, são responsáveis involuntários por acontecimentos que não procuraram. Com a leveza da ignorância, relatam as ações que estiveram na origem do desastre: uma queima de sobrantes, a limpeza de terrenos, o enxotar de pragas. Até um cão, o Lord, integra este elenco do infortúnio - como simples espectador e vítima das ações humanas.
Esta iniciativa pretende sensibilizar as populações, através da arte, para o risco de incêndio nos concelhos com maior incidência de ignições e incentivar mudanças de comportamento que contribuam para a prevenção.
🎟 Entrada gratuita
📍 Local: Centro Cultural de Mirandela
📅 Data: 14 de setembro
⏰ Hora: 15h30
Com o apoio do Município de Mirandela