A Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais, construiu uma plataforma (Plataforma de Monitorização) para as diversas entidades responsáveis por cada um dos 97 projetos do Programa Nacional de Ação (PNA), para que registem e inscrevam os progressos realizados.
Dessa monitorização, resultam relatórios trimestrais que agregam esta informação e as principais atividades do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR), comparando metas e objetivos previstos com os resultados atingidos. Este trabalho reflete numericamente o resultado do esforço de milhares de pessoas, num complexo edifício político e institucional com mais de onze ministérios e 70 diferentes entidades, para além dos proprietários e autarquias.
Com base nesta informação, desde 2019, que é realizado o reporte anual público dos resultados, o grau de execução do PNA e o estado de concretização do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais, inscrevendo na agenda as dificuldades, oportunidades de melhoria e recomendações políticas e operacionais.
Estes relatórios, uma etapa fundamental na governança do risco de incêndio, são entregues e apresentados ao Governo e à Assembleia da República, conforme estabelecido no Decreto-Lei n.º 12/2018, de 16 de fevereiro, e são posteriormente tornados públicos, como forma de prestação de contas ao país.
Está prevista uma avaliação externa no ano de 2024/2025, a meio do ciclo de concretização do Plano Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais 2020-2030.