O Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR) e a concretização do Programa Nacional de Ação (PNA) contempla na parte do orçamento, diferentes fontes de financiamento alternativas ao Orçamento do Estado. Do que se observa, o atualmente o financiamento através de Orçamento do Estado tende a estabilizar, enquanto que as fontes de financiamento alternativas encontram-se em franco crescimento, revelando-se cada vez mais importantes no trabalho já em curso no terreno, pelos vários projetos inscritos no PNA. O Sistema procura garantir que os mecanismos de financiamento que são lançados, estejam devidamente articulados, harmonizados e indexados aos projetos inscritos no PNA, nos Programas Regionais e Sub-Regionais de Ação.
As principais fontes de financiamento, extra Orçamento do Estado são: PDR/PEPAC, Fundo Ambiental, PT2030 e Pano de Recuperação e Resiliência (PRR)
Em 2022, registou-se uma execução de 251 M€, um aumento de 172 M€ face a 2019 (+217%), embora ainda aquém (40% abaixo) do previsto em PNA. A maior parcela destas verbas em 2022 foi executada via Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) (sistemas agroflorestais, pastoreio e mosaicos) e Fundo Ambiental, estando o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) a ganhar expressão (gestão de combustível, Programa Transformação da Paisagem, Ordenamento do Território e aquisição de meio aéreos e terrestres). No âmbito da Coesão, já com pouca verba disponível em 2022 relativa ao PT2020, ainda se registou a disponibilização de incentivos aos projetos de diversificação da economia rural, encontrando-se ainda a implementação do PT2030 em fase inicial.