O Programa Regional de Ação do Centro (PRA-Centro), onde se encontram definidas as iniciativas prioritárias a implementar na região, viu a sua aprovação acontecer no dia 19 de dezembro de 2022.
Dos mais de 50 projetos definidos e identificados 15 projetos-chave, destacam-se o sistema de informação cadastral simplificada, a gestão agregada de territórios rurais, a implementação de Programas de Reordenamento e Gestão da Paisagem (PRGP), a execução da gestão da rede primária de faixas de gestão de combustível e gestão da rede secundária, a remuneração dos serviços de ecossistema, o pastoreio extensivo com rebanhos, a implementação dos programas Aldeia Segura, Pessoas Seguras, e as práticas pedagógicas no ensino básico e secundário para o risco.
Com um investimento de mais de 1.3 milhões de euros, o compromisso base deste plano de ação é que a área ardida acumulada não ultrapasse 1%, que o número de incêndios seja reduzido em 80%, e que seja assegurada a gestão efetiva de 700 mil hectares do território.
Data de aprovação: 19 de dezembro de 2022
Total do investimento: 1.339.952.533,46€
Principais metas:
- Percentagem dos incêndios com mais de 500 ha fixada abaixo de 0,3% do total de incêndios;
- Implementação de 10 Programas de Reordenamento e Gestão da Paisagem;
- 20% de área florestal esteja certificada com gestão de floresta sustentável;
- 60% do território da região centro esteja coberto com ferramentas de gestão agregada;
- Aumento de 8% no VAB florestal e serviços conexos;
- 700 mil hectares com gestão de combustível efetiva;
- Máximo de 1% no número de reacendimentos;
- Implementação de 80% do programa de qualificação e que a totalidade das funções executadas seja feita por operacionais habilitados e credenciados.
Aviso n.º 24772/2023, de 20 de dezembro - Aprovação do Plano Regional de Ação e Rede Primária de Faixas de Gestão de Combustível do Centro
Programa Regional de Ação do Centro